quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Van Eyck e a tinta a óleo

A disciplina Arte e Processo nos solicitou uma atividade sobre Van Eyck e a tinta a óleo, tinhamos que descobrir qual era o segredo do artista em relação ao aperfeiçoamento desta tinta. Achei a atividade muito interessante, pois me possibilitou esclarecer algumas dívidas sobre esta técnica de pintura. As imagens que estou usando nesta postagem não são de Van Eyck, mas retiradas do site Flicks

Carmen Moreno

Rio Colorado - Ma Andrea Carreras

Cristo - Marta Hofmann
Para compreendermos a importância de Van Eyck para a
pintura a óleo, faz-se necessário que vejamos um pouco sobre a trajetória de desenvolvimento desta tinta. Na primeira versão a tinta a óleo usava o ovo como aglutinador de pigmentos e a água como diluente, nesta composição era adicionado ainda um pouco de óleo e verniz ou cera sob a forma de emulsão. Na segunda versão, deniminada técnica de transição, os artistas misturavam várias camadas de pigmento e óleo ou pigmento e resina sobre uma primeira camada de têmpera ovo, para ser utilizada sobre uma base de preparação feita de gesso e cola.
Van Eyck, por volta de 1440, descobriu uma mistura apropriada para os elementos das tintas a
óleo e o desenvolvimeto que fez das técnicas de destilação de óleos essenciais oriundos da alquimia, depois de ter uma de suas pinturas estragadas pela esposição ao sol para a secagem. O pintor utilizava grande quantidade de resina no aglutinante oleoso, para aumentar a consistência de suas tintas. Para resolver o problema de secagem de suas pinturas, Van Eyck pesquisou um verniz que secasse a sombra. O problema da fluidez de um aglutinante muito viscoso, foi resolvido atraves da adição de óleo essencial à mistura. Já o problema do verniz e de sua secagem foi resolvido com a adição de óleo essencial (provavelmente óleo de lavanda) ao óleo de linhaça e à resina que compunha o verniz.
Conclusão, Van Eyck utilizou
óleo essencial (de lavanda ou de terebintina) destilado como elemento volátil do verniz e tambem como diluente solúvel das tintas.
Quanto aos materiais que compõem a tinta a
óleo, podemos dizer que segundo o texto lido, uma tinta óleo é composta por óleos essenciais, pigmentos, gema e/ou clara de ovo, água, verniz e óleo de linhaça. Mas se olharmos a composição indicada nos tubos de tinta, veremos o seguinte: CORFIX - composição: óleo de linhaça refinado, pigmentos, carga inerte. ACRILEX - composição: óleos, pigmentos, cargas e aditivos.
Quanto as técnicas de
pintura utilizadas antes da utilização da tinta a óleo, eram técnicas de pintura sobre madeira, pois a têmpera sobre tela torna a camada pictórica quebradiça. E a sombra era pintada com a técnica da transparência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário