sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Discutindo as Leis e Formação

O Seminário Integrador 2, mas uma de nossas disciplinas, está propondo em um de seus foruns, a discussão sobre as leis que regulamentam o curso de Artes Visuais. O que se espera de um profissional formado pelo mesmo. Forum: "Reflexões sobre a Legislação que Normatiza os Cursos de Formação em Artes Visuais". Algumas reflexões:
"Devemos esperar que um bom curso de Licenciatura em Artes forme professores habilitados para a produção, a pesquisa, a crítica e o ensino da Arte como um todo. Esses profissionais devem desencadear em seus alunos a percepção, a reflexão e o potencial criativo de cada um." (Vilsone Garcia Quintana)
"[...]O professor de arte deve ainda estimular a reflexão não apenas sobre as produções de seus alunos, como ainda proporcionar a estes alunos oportunidades de conhecer as produções artísticas de sua cultura e da humanidade.[...]"(Carmen Cristine Trentine de Souza)
"[...] E o mais importante, a lei saiu do papel para a realidade.Que a Educação artistica um dia possa ser vista como um complemento para o ser humano se tornar melhor e não um preenchimento de carga horária." (Juraci Martins Nunes)
"As competências deste profissional perpassam o artista,professor,pesquisador e constroem um cidadão com uma visão diferente da arte em nossa sociedade que tem conhecimento e sensibilidade para construir um pensar em arte como necessidade e não como luxo. Não entendo a divisão de bacharelado e licenciatura, afinal, a integração seria bem vinda! Estas quebras no currículo do ensino superior acabam sempre refletindo em todos os níveis e o fracionamento do aprendizado, uma questão sempre a ser superada!" (Luciana Migliavasca)

Nenhum comentário:

Postar um comentário