sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Discutindo a pesquisa escolar

Instrumentalização para Acesso à Informação é a disciplina que esta nos fazendo refletir e trocar ideias sobre a pesquisa escolar. Ela esta nos dando tambem subsidios para que possamos desenvolver nosso trabalho de uma melhor forma.
A disciplina iniciou de com uma proposta inusitada, fazendo-nos utilizar programas de computador aos quais não estavamos acostumados, para fazer o Retrato Falado de um colega. No início arrancamos os cabelo, depois nos sentimos gratificados com os resultados, ficaram lindos.
No forum de discussão referente a "Leitura como Prática na Formação do Profissional da Informação", colhi alguns depoimentos de colegas, muito interessantes, como por exemplo:
"A leitura é essencial para o desenvolvimento de todo ser humano,é a partir dela que começamos a enxergar o nosso mundo de forma mais crítica e assim podemos refletir sobre várias coisas e ter atitudes diante delas." (Catiúscia Cristina Silva da Silva)
"Na escola precisamos e devemos batalhar para despertar em nossos alunos o prazer pela leitura e sabemos que para que isto aconteça não existem "receitas prontas". Penso que enquanto professores podemos usar nossa sensibilidade valorizando momentos, situações, processos." ( Carmen Cristine Trentini de Souza)
Interassante os dados levantados pela colega Lisiane Silveira Berti, sobre o entendimento que os brasileiros tem sobre aquilo que leem, e tambem sobre a quantidade de livros lidos em alguns países, observem os dados com atenção, e vamos refletir sobre o por que disto.
"1) Dos brasileiros de 15 a 65 anos:
; 25% estabelecem relações entre textos longos.61% têm muito pouco ou nenhum contato com os livros; 47% possuem no máximo dez livros em casa; 30% localizam informações simples em uma frase; 37% localizam informação em texto curto
2) Quantos livros uma pessoa Lê por ano:
França 7, Estados Unidos 5, Itália 5, Inglaterra 4,9 e no Brasil 1, 8.
Fonte: Câmara Brasileira do Livro, Instituto da Biblioteca Nacional (pesquisa realizada em 2007)" (Lisiane Silveira Berti)

Nenhum comentário:

Postar um comentário