quinta-feira, 25 de junho de 2009

A arte e a escola


Ao folhar novamente esta semana os Parâmetros Curriculares Nacionais, PCNs, do Ensino Fundamental, procurei o caderno referente a Artes e pude constatar que ali estão muitas das diretriges que devem reger o trabalho dos professores-pesquisadores.

Logo ao abrir o livros podemos constatar que os dez objetivos do ensino fundamental estão ali postos de forma clara e objetiva, sendo o primeiro destes objetivos um dos mais completos, pois diz que os alunos devem ser capazes de: "compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito." Por que digo que este é um dos objetivos mais completos? Porque ele abrange grande parte de tudo que se deseja alcançar ao longo da construção educativa de nossos alunos.
Assim sendo, podemos dizer que ensinar esta disciplina significa relacionar a escola com as informações sobre a produção histórica e social da arte, e garantir aos educandos a liberdade de imaginar e realizar suas propostas artísticas de uma forma lúdica e prazeirosa. Por outro lado, aprender arte significa desenvolver-se através de interações significativas, que no fazer arte encontra a concretude que pode garantir ao aluno situações de aprendizagem conectadas com valores socioculturais, então podemos dizer que, "aprender com sentido e prazer está associado à compreensão mais clara daquilo que é ensinado".

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