sexta-feira, 3 de julho de 2009

Reflexão sobre o uso de portiflólio

Os portifólios sugeridos para que visitassemos, tinham os mais váriados formatos, cada um cumprindo o seu objetivo específico, passo agora a comentar alguns deles.
No blog da artísta plástica Ana Aly estão presentes seus poemas visuais, que são maravilhosos, a artísta parece "brincar" com as palavras, as cores e as formas, podemos encontrar ali alguns de seus trabalhos e relatos pessoais. O blog Blublu pareceu-me totalmente interativo, pois é possível ver as obras da forma que se desejar, é quase como fazer um "tour sem guia". O blog infinitcolour as músicas, as cores e as imagens nos levam por uma viagem fascinante através de conceitos artísticos e filosóficos, é realmente envolvente, no entanto, pode-se perceber que diferentemente dos dois acima, este blog tem uma característica comercial, pois faz uma clara oferta de seus serviços na criação de novas marcas. Já o blog educacional, que consegui acessar, o webfoliando1, é o exemplo de um portifólio de investigação educacional, sério, que coloca o resultado de pesquisas sobre unidade currícular. Ao visitar todos esses blogs podemos verificar que "o portifólio é um documento personalizado que representa os objetivos e trabalhos específicos de seu autor". (SELDIN, 1991)
Refletindo sobre os blogs visitados, os textos sugeridos e o power point, conclui que a avaliação realizada através de portifólio, presta-se a mostrar o processo de construção do aluno-pesquisador, a medida que, ele re-significa os conhecimentos já existentes com aqueles que está adquirindo ao longo do curso, isto porque, "um verdadeiro portifólio não é copiado e cada aluno escolhe o que vai ser colocado, como vai ser apresentado". (anotações de Miriam Salles sobre a palestra de Fernando Hernandez)
Acredito que o blog-portifólio, tem ainda mais uma vantagem, caso fosse utilizado nas escolas, nossos alunos, ou a maioria deles, tem verdadeiro fascínio pelo computador, assim, nada mais natural que nós professores comecemos a utilizar esta ferramenta, para estimular nossos educandos e interessá-los pela pesquisa e também, pela divulgação de seus resultados, abrindo com isso, a possibilidade para que outras pessoas possam tecer comentários sobre o trabalho e até mesmo enriquece-lo. Podemos dizer ainda que, "o portifólio, dentro de uma aprendizagem contextualizada, favorece o pensamento complexo, que mostra o aprendido e passa por toda a expressão visual e cognitiva". (anotações de Miriam Salles sobre a mesma palestra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário