sábado, 8 de agosto de 2009

Filmes e aprendizagem

"Nascidos em Bordéis", "Entre os Muros da Escola" e "O Sorriso de Monalisa" abordam assuntos relacionados a educação, cada um com um estilo e enfoque próprio.
Relacionar estes filmes com o ser professor no contexto atual não é algo difícil de se fazer, apesar de cada um deles se passar em um país diferente, com culturas próprias e até mesmo em épocas diversas, caso do "Sorriso de Monalisa", cuja história se desenvolve na década de 1954.
O filme "Nascidos em Bordéis", coloca a relação ensinar e aprender como um caminho de mão dupla, ou seja, ao mesmo tempo que se ensina tambem se aprende e vice-versa. No contexto apresentado pelo filme, aparece de forma contundente, a importância do diálogo para a construção do conhecimento.
"Entre os Muros da Escola" nos mostra a falência da instituição educacional tradicional. Neste filme podemos perceber a falta de diálogo entre professores e alunos para a construção do planejamento. Outro ponto interessante, que poderia passar desapercebido por um olhar desatento, esta no fato do professor subestimar o potencial dos alunos, isto ocorre porque ele realmente não conhece aquelas pessoas com quem desenvolve seu trabalho. Não estou dizendo que o professor faz isto de propósito, com más intenções, apenas que ele não consegue se comunicar de fato com seus alunos, pois não realiza a ação de ouvir o outro, sem colocar nesta escuta seus próprios preceitos. A avaliação aparece neste filme de forma distorcida, pois ela serve para punir e premiar atitudes tomadas pelos alunos, como se pudessemos utilizar a avaliação como barganha pelo comportamento considerado satisfatório. Penso que a avaliação não deve versar apenas sobre o aluno, mas sobre todo o processo de ensino-aprendizagem, incluindo a prática do professor e os estabelecimentos de ensino, em suas proposições e posicionamentos. Alem disso, é necessário que nós professores deixemos de mascarar os problemas sociais e culturais dos alunos, para que possamos trabalhar de fato com suas necessidades, contudo, como diz Edgar Morin, "esta reforma é paradigmática e, não, programática: é a questão fundamental da educação, já que se refere à nossa aptidão para organizar o conhecimento".
"O Sorriso de Monalisa", mostra-nos o quanto um professor pode ser importante na construção de vida de seus alunos, quando este profissional esta disposto a lutar por aquilo em que acredita, colocando-se muitas vezes contra as tradições da sociedade e a própria instituição onde trabalha. Neste filme a professora utiliza as obras de arte como material de reflexão com suas alunas, fazendo-as refletir sobre as tradições da sociedade em que vivem.

imagens de POA
















Porto Alegre é realmente uma bela cidade. Sua arquitetura cheia de detalhes nos encanta os olhos, em suas ruas a vida passa apressada, num ritmo contagiante.